Skeleton Sea Seedlings – EEA Grants

Inserido na programação educativa da Skeleton Sea – Arte do Mar de 2015-16, terá lugar este projecto de arte sustentável com interesse comunitário, educativo e ambiental, organizado em parceria com o Agrupamento de Escolas da Ericeira – Ántonio Bento Franco, no âmbito do Programa da Direção-Geral de Política do Mar – Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras, financiado por fundos da Noruega, Islândia e Liechtenstein, através dos EEA Grants – Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2009-2014, com a designação “Skeleton Sea Seedlings”.

Projetos Aprovados 2º Aviso

O projeto Skeleton Sea Seedlings é um projeto que visa “Transformar o lixo em Arte!” e com isso promover a mensagem “Mantenha os Oceanos Limpos!”, através de actividades interactivas que conseguem mudar os hábitos diários e inspirar comunidades, escolas e famílias a sentirem orgulho dos seus recursos naturais. Em parceria com um grupo local de escolas relacionadas com o mar e o litoral, o projeto irá desenvolver obras de arte baseadas em actividades de educação ambiental com crianças de 7 a 10 anos, transformando futuros cidadãos em cientistas sociais qualificados, capacitando-os com a mensagem da necessidade de mudança, de uma maneira que cative a mentes e corações.

Jovens artistas “Embriões Vegetais” em desenvolvimento estão a criar verdadeiros “Presentes do Mar”, ajudando a aumentar a consciência dos Oceanos e envolvendo a comunidade para a adopção de comportamentos mais sustentáveis. A acção relembra-nos o que acontece com o lixo, num exercÍcio de cidadania que promove a sensibilização para as questões ambientais e permite aos participantes encontrarem materiais adequados para a criação de arte reciclada.

Sendo um projeto que apresenta a arte como solução e ponte de sensibilização para problemas prementes da actualidade, projectamos assim, com o apoio dos EEA Grants e dos nossos parceiros, o Agrupamento de Escolas da Ericeira – Ántonio Bento Franco, limpezas de praias regulares com explicação do meio marinho, bem como oficinas “Transforme o Lixo em Arte” a decorrer na Praia da Foz do Lizandro. O projecto arranca com uma acção certificada de formação de professores e conclui com uma exposição de arte colectiva “Mantenha os Oceanos Limpos”, representativa das obras criadas pelas próprias crianças em âmbito dos workshops Seedlings.

Grupo Alvo

O projeto Seedlings proporciona uma valiosa oportunidade de intervir directamente com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (6-10 anos) que vivem em zonas costeiras, ligadas ao mar e sensibilizá-las sobre os problemas relacionados com os resíduos e lixo marinho. Vamos interagir com a Comunidade Escolar Portuguesa e conversar com jovens, dando-lhes mensagens positivas para que eles possam continuar a espalhar a palavra de respeito para com o meio marinho e ambiental.

As crianças são o nosso futuro e nos nossos workshops tentamos implementar as sementes para os futuros guardiões do meio ambiente e dos Oceanos.

Quem somos

A Skeleton Sea – Arte do Mar, é um projecto de arte sustentável com uma forte consciência ecológica, criado em 2005 por João Parrinha de Lisboa, Portugal, Luis de Dios de Fuerteventura, Espanha e Xandi Kreuzeder de Kochel, Alemanha.

A materia prima é o plástico, o lixo e os destroços que chegam à praia através das correntes, dos rios e do próprio mar. Transformamos o lixo recolhido em arte, dando vida a estes objectos perdidos, com a criação de esculturas e instalações que lembram o esqueleto, e o processo da Vida e da Morte. Cada peça têm a sua própria historia a contar, com o proposito de elevar a consciência e o conhecimento sobre questões marinhas, alertando assim o público para o problema crescente da poluição nos Oceanos.

O projeto já recolheu várias toneladas de resíduos em praias de todo o mundo e soma já mais de 50 esculturas. Cerca de 20 das nossas melhores obras de arte encontram-se patentes por toda a Europa, no ambito da nossa exposição itenerante “Mantenha os Oceanos Limpos!”.

Procuramos comunicar com uma mensagem de conservação – manter os Oceanos e as Praias limpas, Respeitar a Natureza e os Direitos Humanos potenciando essa ação com a vertente criativa e demonstrativa.

_A9Y4139

As Oficinas “Seedlings – os Embriões Vegetais”

Foram criados paralelamente e de forma complementar à sua actividade regular de Escultures – Galeria de Arte, como ferramenta de intervenção positiva na sociedade de forma a satisfazer as necessidades de interesse geral/público.

Pretende-se não só convidar à recolha de lixo na praia, mas também encontrar novos usos para velhas coisas, ou seja, fazer arte a partir dos materiais recolhidos e, assim, construir conjuntamente uma peça final (como resultado de cada workshops) a ser exhibida numa exposição colectiva de uma semana, a decorrer na Galeria Skeleton Sea, na Freguesia de St.Isidoro, do Concelho de Mafra.

Medidas do projeto e resultados esperados com a parceria
  • Informação e Sensibilização
  • Conceção/Construção
  • Educação e Formação

Através de ações de sensibilização e de formação, procuramos desbloquiar a criatividade e consciencializar para a preservação dos recursos naturais, tendo a arte como aliada na promoção de uma reciclagem criativa. Para a Skeleton Sea, transformar princípios e valores em atitudes que beneficiam toda a sociedade é visto como um exercício de cidadania (responsabilidade para com o meio-ambiente). A educação ambiental constitui uma forma abrangente de educação dos cidadãos, através de um processo que procura despertar para a importância da mudança de comportamentos e atitudes sobre a problemática ambiental.

Ações Principais
  • Limpezas de praia – com educação ambiental sobre o mar e a problemática do lixo no meio marinho, sobre orientação da biologa marinha Raquel Gaspar. (link to cv)
  • Workshops “Seedlings” – desenvolvimento de oficinas “Transformar o lixo em Arte” sobre a orientação de um dos artistas da Skeleton Sea – Alexandre Michael Kreuzeder ou João Bruno Parrinha. (link to cv)
  • Exposição colaborativa Skeleton Sea Seedlings – desenvolvida como resultado das obras criadas em cada workshop.
  • Formação Certificada de Professores – desenvolvida por Raquel Gaspar – Biologa Marinha Certificada.

A acção relembra-nos o que acontece com o lixo, num exercÍcio de cidadania que promove a sensibilização para as questões ambientais e permite aos participantes encontrarem materiais adequados para a criação de arte reciclada. No final do projecto, as obras de arte seram devolvidas ao espaço escola como recursos didáctico-pedagógicos no ambito do programa Eco-escolas e para efeitos estéticos.

A Formação Certificada de Professores/Educadores (6h – divididas em 2 módulos de 3h)

Esta oficina de formação têm como finalidade, melhorar o conhecimento e a prática pedagógica dos educadores de infância e dos professores do primeiro ciclo sobre a literacia do Oceano complementando o currículo escolar nas áreas relacionadas com conhecimento do meio marinho e na relação do individuo com a meio envolvente.

Os objectivos a atingir são

1) dar a conhecer os nichos, a fauna e a flora das poças de maré.

2) relacionar a observação dos seres vivos, seu modo de vida e habitat com conceitos básicos das ciências da vida.

3) fornecer ferramentas de comunicação desses conceitos aos alunos.

4) demonstração de actividades práticas e métodos de observação.

5)incutir a atitude naturalista.

DSC_0218

Metodologia
  • Observação directa e identificação de organismos marinhos.
  • Prática de desenho para registo das observações.
  • Demonstração da construção de algários e colecções.
  • Demonstração de experiências e actividades práticas.
Programação Educativa

Outubro-Abril 2016, na Praia da Foz do Lizandro

HORA

 

Group A
(25 crianças)
Group B
(25 crianças)
10:00-12:30 Limpeza de Praia + explicação do meio- marinho e ambiental Oficinas-workshops

“Transforme o lixo em Arte”

12:30-13:30 Almoço Almoço
13:30-15:15 Oficinas-workshops

“Transforme o lixo em Arte”

Limpeza de Praia + explicação do meio- marinho e ambiental
15:30 Recolha das crianças (Mafrense) Recolha das Crianças (Mafrense)

Identificação das unidades curriculares que serão envolvidas no desenvolvimento do projecto:

Groupo Alvo: 1º ciclo do Agrupamento de Escolas da Ericeira – António Bento Franco, existem cerca de 1000 alunos distribuídos por 41 turmas. Iremos desenvolver 21 workshops de cerca de 50 participantes no espaço de 3 meses

Disciplina: Estudo do meio;

Conteúdos = Conhecimento do meio natural e social, e dinamismo das inter-relações natural-social.

_K1D3659

Programa Internacional Eco-Escolas 2015/16

O projeto oferece uma oportunidade de ajuda ao Agrupamento de Escolas – António Bento Franco, na implementação e desenvolvimento do quadro do programa Eco-Escolas, fornecendo alunos com estrategias de aprendizagem mais criativas, que visam a integração de funcionários, familias e toda a comunidade costeira local. O Eco-Escolas é um Programa internacional, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul que se destina a todos os graus de ensino (do pré ao superior).

Objectivos e Resultados Esperados

  • Bom Estado Ambiental (BEA) das águas marinhas e costeiras em Portugal e na Europa.
  • Galeria Skeleton Sea como Centro de Arte e Educação Ambiental: consciencializar para a preservação dos recursos naturais, tendo a arte como aliada na promoção de uma reciclagem criativa.
  • Aumento do nível de literacia dos oceanos: aumentar a sensibilização e o conhecimento no dominio da gestão marinha integrada através de ações de sensibilização e de formação .
  • O projecto inclui estratégias de ensino diferenciadas e promove o trabalho colectivo/colaborativo entre crianças e jovens de diferentes níveis de ensino, com impacto junto da restante comunidade escolar e local.
  • Empoderamento cultural – construir um sentimento de confiança e compreenção, entre as crianças e os adultos, do que é ser artista, experimentar “novos” materiais de arte e do que é o espaço galeria como ambiente expositivo.

Como resultado, esperamos elevar a consciência e o aumento do nível de literacia dos oceanos entre as camadas jovens da população, através de ações de sensibilização e actividades demostrativas que possam provocar uma mudança de comportamento entre os mais jovens e os que estão ligados a eles, para que os bons hábitos aprendidos nas escolas sejam transpostos para dentro do agregado familiar e da comunidade em geral.

Outras Ferramentas Educativas

Kit de Informação (material de apoio) – Informação sobre a história do projecto Skeleton Sea com orientações e exemplos das atividades desenvolvidas no ambito dos workshops Seedlings.

Disponivel Online no Site da Skeleton Sea: um livro divertido de trabalho desenvolvido pelo Surfrider Foundation (Smurf Booklet) e ainda uma copia de dois livros de histórias para o pre escolar e para o primeiro ciclo que se relacionam directamente com a acção de formação sobre a beira-mar:

  1. Graciosa, a baleia vaidosa, de Sofia Quaresma.
  2. A menina do mar, de Sophia de Mello Breyner e Andreson.
  3. Os amigos da menina do mar, de Raquel Gaspar e Angelo Encarnação. são dois livros

Ferramentas electronicas: sugere-se que as atividades a desenvolver pelas crianças e/ou jovens considerem a consulta e utilização de informação disponível em sítios eletrónicos de referência dedicados à Literacia do Oceano, tal como o sítio eletrónico do Kit do Mar e o sítio eletrónico do Conhecer o Oceano.

Nota final

Pontes são cada vez mais necessárias entre o lixo que fazemos e o que havemos de fazer com o lixo…

A Skeleton Sea procura ajudar no desenvolvimento de cidadãos capazes de abordar com êxito os desafios permanentes da nossa sociedade.

Acreditamos que as pessoas são mais bem sucedidas em alcançar uma mudança quando têm apoio para as suas decisões. Isto vem melhor quando as pessoas trabalham juntas – estabelecendo ligações com as outras, fazendo coisas semelhantes e partilhando experiências.

Estamos cheios de vontade em fazer parte deste projecto, integrado no programa ECO-ESCOLAS que visa melhor a comunicação entre o sector cultural e o sector educacional assim como entre os artistas e as nossas crianças, levando o processo de criação artística mais próximo da vida quotidiana.

Porque juntos somos mais fortes e unidos vamos mais longe!

Equipa da Skeleton Sea Seedlings

Xandi Kreuzeder – Escultor/Director Artistico
João Bruno Parrinha – Artista/Escultor
Isa Kreuzeder – Administrativa e Directora da Galeria Skeleton Sea.
Nicole Mascarenhas Carp – Administrativa/coordenadora do projecto Seedlings.
João Gomes – Responsável pelas Relações Comerciais da Skeleton Sea.
Raquel Gaspar – Biológa Marinha (Formação de Professores)